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poderosos da moda + rejeição que deu notícia

todos os dias dou uma olhadinha no sitemeter para visitar os links que me enviaram visitantes + recentes, aproveito para dar uma lida nos blogs amigos ; )) , hoje, curiosamente tem 3 posts que para mim se cruzam. Poderosos no blog Oficina de Estilo, no blog Moda pra Ler que fala sobre o filme “Diabo veste Prada” e mais abaixo, temos as respostas do que acontece de fato na nossa moda, o título é “a rejeição que deu notícia”. No domingo, a matéria na capa da Revistinha do Jornal Globo o título “Os poderosos da moda”prometia apresentar quem são os brasileiros que ditam tendências e esbanjam prestígio internacional, internamente no caderno do Globo, o título da matéria reforçava… Os inventores da moda… enfim se a matéria começava dizendo que não temos Diabos no Brasil, por outro lado, acho que estamos no extremo oposto, falta espaços para permitirem nossos profissionais atuarem, a matéria no final vira dicas para encontrar o jeans ideal de acordo com biótipos diversos… não entendi nada, tudo se esvaziou. a capa era uma coisa, o titulo interno outra e a matéria termina com outro assunto… Mas voltando ao foco, coisa que os blogs dão aula , ou seja o tema “a rejeição que deu notícia” o blog não conseguiu credencial para o Fashion Week… porque?? Paulo Borges talvez não saiba ainda o que ele poderia capitalizar com isso??? E se alguns empresários por aqui não capitalizam em cima não há evolução da moda? O que deixamos de ver ao vivo?? o que tenho que ler sobre os Fashions Weeks brasileiros, o textos do Fashion Rio que li da Érika me pareceram até desrespeitosos com a nossa realidade e com as marcas cariocas, depois ela escreveu que todo mundo tem direito a um mal dia, mas com a importância que ela tem para seu grande público, acho que existe uma responsabilidade de relatar fatos não impressões mau humoradas, fiquei literalmente sem “ler/saber” nada sobre o que me interessava, que tipo de tecidos, formas e qual contribuição cada desfile queria propor. E a embalagem dos txt do SPFW embalados pelo mega evento transforma quase todas as marcas como se fossem centro do mundo, o melhor li no final nos blogs, que foram que receberam alguns convites para assistir alguns desfiles, sem credencial de jornalistas, é claro. Enfim, se alguns não perceberam o mundo da moda sempre vai mudando o próprio eixo, blogs ganham credenciais em NY, via chic por Adelaide Ivanova. Para mim, um produtor de moda, com talento faz milagres com as roupas, faz milagre numa revista… não lemos mais sobre quem são “nossas novas Cristinas Franco”, que nunca foi 1 demónio, ao contrário, o trabalho dos produtores e jornalistas de moda, criadores, stylists e tantos outros profissionais, só podem contribuir e fortalecer nossa imagem da moda, nossa cultura de moda, nossa memória de moda para evoluirmos, e poderiam ser poderosos sim, quando existir internamente no país respeito por nossas origens e cultura sobre como foi nossa evolução, e como fazemos nossas experimentações. Trabalhando há 25 anos nesta área, realmente, considero uma rainha Constanza Pascolatto e a importância da St. Constância na história e na construção da moda brasileira. O mestre de todos os varejos, não leio há muito tempo nada sobre ele (Geraldo / Gledson), pois ele foi o precursor de tudo, transformou nosso “mercado de roupas” em coleções com conceito e temas, separados por segmento e lifestyle (glews, joseph brothers, americanino, gledson…) quando ninguém pensava que o mundo entenderia a moda por lifestyle/ segmento / etc… estava lá a aula, num showroom à mais de 20 anos, numa apresentação de coleção que nunca mais vi ninguém fazer igual, e que 20 anos depois tem gente que ainda abre empresa não entendendo nada de moda e comportamento de consumo, apenas porque querem fazer moda, Deus do céu!!! quanto dinheiro jogado fora andando pelos shoppings. Queria ler um livro sobre a Lu Pimenta e a história da Tweed no Brasil, que desenvolveu o look masculino descontraído, autêntico e com uma proposta completamente integrada com o homem brasileiro e que contribuiu tanto para o livro chic da Glória Kalil . Hoje sei que a Lu está na Daslu Homem, antes tinha sido absorvida pelo “comércio da Vila Romana”. Assisti a transformação e evolução do trabalho das Marcas Forum, Zoomp, Iodice e tantas outras, entendendo o árduo trabalho de ser uma marca no Brasil. Mas se os novos estilistas, novos produtores estão tentando sobreviver enquanto o jornalistas contratados reforçam a imagem só dos nossos Deuses do comércio, numa mesmice que parece faltar tempo para descobrir o novo, como vamos descobrir ou ver uma evolução de fato da nossa moda? A revista do Globo neste domingo é um tipico exemplo de desperdício de espaço… a matéria Entrando no armário de Patricia Mayer (casa cor) que só me impressionou pelo custo dos produtos apresentados, depois achados imperdíveis, a propaganda da Enjoy , com uma produção que o cabelo pode estar ótimo, só não combina com o anúncio, o anuncio maria filó, paquetá e o topete na modelo na campanha Toque e Campainha… quase morri, o do Alberto bacana a foto, mas o texto “Fashion é ser gentleman” podia ser deletado no próximo, enfim cadê as produtoras de moda?? Cadê a notícia nova com foco, Cadê tudo? Se eu fosse liberar credencial para os fashion weeks brasileiros eu enviaria para os blogs que gostam de moda, design e comportamento, não concorrem ou copiam noticias obvias, eles se complementam com pesquisas e pontos de vistas bem particulares, que juntos falam sobre “TUDO” que é moda, Oficina de Estilo, Moda pra Ler, Fashionbubbles, mktdemoda, modamodamoda, objetosdedesejo, pqpmag, apartamentofashion, favoritos, gardenal, santamoda, amoresdetoquio, gabrielapegurier, renataabranchs, margarethk, camiset.andh.us, ouestmonchat, nadjartes, monomulti, essenaoeomeushampoo, marciabittencourt, cristianaarcangeli, margaridacuriosa, comqueroupa, ahtatudobem, dimaquina, mousedesign, mukifuchic, ludicices, fabio.resende, cerebrocriativo, brainstorm9, danielaktenasdesign, casadachris, aboutf, ag407, saopaulostyle , serendipidade, caeportal, a turma do radar55tem muito blog bom no Brasil, tem muita coisa com qualidade para lermos , se somarmos nossos leitores com certeza passam de 100mil por mês… em 6 meses quadruplicou meu número de visitantes, sem nenhuma estrutura, só no boca a boca ou no link a link ;)) se esta média for geral no próximo evento nossos leitores representarão 400 mil… Assim estão todos de parabéns com credencial ou não para o SPFW, nós iremos crescer do mesmo jeito, nós continuaremos à escrever sobre moda com propriedade e inovação sempre com um único objetivo, informar ;))

16 Comments»

  Fernanda de Azevedo wrote @

Mexeu tanto comigo que tive que postar sobre o assunto tb.🙂

Bjs,

  santa mistura wrote @

já fui lá ler e voltei ; )) é isso fernanda estamos fazendo o que é certo e vamos assim cresecendo corretamente e evoluindo sempre como é a moda e com muiiiiita moda ; ))

  Ana Castilhos wrote @

Acabo de ficar de pé e aplaudi-la!!
Bravíssimo Patricia!! Concordo com vc e assino embaixo. “É nóis na fita” e quem quiser que nos acompanhe :))
O movimento começou…
Bjss

  santa mistura wrote @

ana comprei o globo no domingo por causa da revistinha, achei que iria ler um monte de coisa interessante, uma decepção total, e hoje juntando os post da Oficina e Moda pra ler, juntei tudo num pacote só e saiu este txt enormeeeeeeee rsrsrs
Eu adoro o futuro e também de ter memória, mas perder meu tempo com bobagem é dose pra leão… olha ana definitivamente vou ficando mais e mais virtual sabia?? mais blogueira e tudo graças a vc né??
bjs

  407 IN VITRO wrote @

excelente. muito bom mesmo.

alex

  santa mistura wrote @

; )) obrigadaaaa

  Laura wrote @

Patricia, eu admiro muito sua visão de moda. Pela entrevista que fiz com você, pelo seu blog e por esse post agora passo a te admirar muito mais.

E desabafo que tento ser jornalista de moda desde a faculdade e os caminhos não são fáceis quando não se conhece ninguém da área. O meu blog surgiu justamente pela falta de espaço na mídia, e agora sinto que as oportunidades estão aparecendo muito lentamente, mas em função do meu trabalho no site onde consigo realmente ser repórter.

O jornalismo de moda hoje sofre com a falta de apuração de matérias, a essencia da reportagem, e por isso acaba escolhendo seus ícones para recorrer sempre. Não que esses ícones não tenham talento, mas não são unanimidade.

Outro ponto sobre o jornalismo de moda é esse descolamento com a realidade de um país onde a maior parte da população é muito pobre. Acredito que os blogs tem um papel fundamental nessa democratização da informação de moda.

Seu blog já faz isso com maestria. Parabéns!

  santa mistura wrote @

laura o seu trabalho é impecável, sou sua fã. Na minha rotina posto sobre links e links que são escritos por jornalistas ou são marcas e produtos que para mim apontam para uma determinada tendência. sempre escrevo pouco é como estar apenas abrindo frentes para pesquisas, e é verdade atingimos cidades e estados que nem podemos imaginar as vezes onde fica. O trabalho de jornalismo que vc faz, o que o mktdemoda oferece para mim representam um sinal maior, o mundo está mudando e para melhor, vcs são super generosas bem como todos os blogs que pesquisam moda e oferecem a informação clara para ser assimilada. Uma vez li no Livro universos da arte fayga ostrower – que a criação está na reedição de experiencias e informações adquiridas. É isso laura quanto mais cultura todos tiverem mais a moda vai evoluir, e nós, no link a link, vamos ajudando estes processos criativos acontecerem e com certeza também crescemos junto com eles ;))

  umagazine wrote @

keep on rocking in blogger world!
eles ainda irão dar valor para nois!😉 abs!

  gabriela pegurier wrote @

Ei Patrícia,
Junto-me a Ana do Mukifuchic e aplaudo de pé o seu manifesto!
Mas, acredito que já existe um pequeno movimento que vai de encontro aos nossos anseios…Em pouco tempo – muito pouco – veremos mais e mais blogs sendo credendiados e reverenciados como formadores de opinião – tenho certeza.
O meu DESIGN.BLOG, por exemplo foi credenciado em abril deste ano para o 1o. seminário de Fashion Marketing organizado pela Gloria Kalil. Acho que é só uma questão de tempo e processo seletivo tb., pq se por um lado tem blogs sérios e bacanas como o seu, tb. tem muita gente que escreve durante um mês, cansa e acaba desencanando. O fenômeno dos blogs é novo…quem sobreviver verá! E, certamente a gente ainda vai se cruzar muito cobrindo eventos por aí. Tomara!

bju e muito muito sucesso.
Gabriela

  . ABOUT FASHION . wrote @

Adorei a matéria. Interessantíssima e aborada vários aspectos que concordo totalmente com você. Principalmente o da subjetividade da mídia especializada em moda aqui no Brasil. Difícil encontrar uma análise de desfile que não transforma a opinião em informação. A falta de conhecimento e cultura de moda de profissionais que já atuam e passam a atuar no ramo também é preocupante. Enfim, arrasou no post!

  marcia bittencourt wrote @

faço minhas as palavras da ana castilhos, da fernanda, da laura, da gabriela…

concordo sem tirar nem por com o que você escreveu. a falta de um mercado de informação de moda é notória e os blogs ganham vantagem pela velocidade de resposta, informação em tempo real, imparcialidade e autonomia.

arrasou no desabafo!

  nice lopes wrote @

Patricia, vc está mais uma vez de parabéns…seu texto diz tudo…qtas vezes acessei sites em busca de informação de moda e o que vi, foram os mesmos “queridinhos”, as mesmas críticas, os mesmos elogios…tudo superficial e tendencioso. Daniel Amaral do ModadomaModa é meu amigo pessoal e o blog dele tem esse nome em “homenagem” à uma tela minha que leva esse mesmo nome…Ele e todos os outros que vc citou estão dando a cara pra bater…parodiando um político paulista: “juntos chegaremos lá”…Beijo grande!

  Fernanda wrote @

gente, eu tô passada com a coisa toda – pro bem e pro mal! eu mesma sou de outra geração que não conhece todas as histórias que vc citou no texto, Patrícia, e adoraria conhecer, via leitura e imagens. mas não tem mesmo ninguém que “saia da mesmice” – e acho que o texto me sacudiu de um jeito que até a gente na Oficina, que vc colocou na lista dos “bacanas”, vai se virar pra inovar e pra correr atrás de fazer o melhor forever and ever!

adorei, sou fã muito fã!

  ZeFa SaLoMé by Teresa França wrote @

amei o blog!!!!!!!!!

dá uma passada lá no meu….
arte em roupa….espero que goste!!!!

bjos

  santa mistura wrote @

passei e vi todosssssssssssssss rsrsrs agora vou esperar vc me responder qual deles é o que vai ser o permanente, que lindo trabalho vc tem também… maravilhosooooooooo


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